O site Labirinto do Saber tem como parte integrante o “Observatório de Competência em Informação (CoInfo)” que tem por objetivo acompanhar as atividades e práticas realizadas por profissionais, pesquisadores, docentes e seus orientandos. Dentre esses aspectos, encontram-se os Grupos de Pesquisa formalmente organizados e que podem ser verificados na tabela a seguir.

Relação dos Grupos de Pesquisa que apresentam atividades voltadas à Competência em Informação (CoInfo) no Brasil
(Posição novembro de 2018)

Grupos de pesquisa (G), Linhas de pesquisa específicas (L) e Concepção (C)  

Dados Básicos

G1- Competência e mediação em ambientes de informação

L1- Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento. 

C – Preocupa-se especialmente com as questões metodológicas e conceituais direcionadas à gestão da informação e do conhecimento, com foco nas organizações aprendizes da sociedade contemporânea, na busca para o desenvolvimento de competências em informação, visando à geração contínua de conhecimentos e o aprimoramento constante de estratégias de crescimento organizacional.

 

 

Instituição: Universidade Federal do Ceará

Líder(es):Maria Giovanna Guedes Farias e Gabriela Belmont de Faria

Área: Ciência da Informação

 

G2 – Competência em Informação

L1 – Comunicação da Informação

C -Tem como objeto de atenção estudos e pesquisas envolvendo a Competência em Informação sob a ótica do desenvolvimento social e humano.

 

Instituição: Universidade de Brasília

Líder(es): Elmira Luzia Melo Soares Simeão e Aurora Cuevas Cerveró

Área: Ciência da Informação

 

G3 – Competência em informação: suas múltiplas reações

L1 – Compartilhamento da informação e do conhecimento 

C – O grupo pretende estudar a competência em informação em seus múltiplos aspectos, impactando a necessidade da aquisição da competência em informação para o pleno exercício da cidadania.

 

 

Instituição: Universidade Estadual de Londrina

Líder(es): Linete Bartalo e Miguel Contani

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação

 

 

G4 – Competências profissionais e produção do conhecimento na contemporaneidade (CPPCC)

L1 – Produção, circulação e mediação da informação

C – Estudos teóricos e aplicados sobre produção, disseminação, transferência, mediação e apreensão da informação em vários contextos. Contempla os ciclos, processos, fluxos, hábitos e comportamentos informacionais em diferentes meios e ambientes, incluindo leitura e escrita, com enfoque na circulação da informação, recepção e produção de sentidos. Abrange estudos e pesquisas das redes sociais e humanas na produção, intercâmbio e uso de informação. Envolve também a análise de competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais.

 

 

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Líder(es): Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira

Área: Ciência da Informação

 

G5 – Comunicação científica em Saúde Pública

L1 – Competência em informação na área da saúde pública

C – Tem como objetivo desenvolver estudos e projetos de pesquisa voltados a temas em informação e comunicação na área da saúde pública e no processo da comunicação científica, com destaque aos novos suportes tecnológicos, bibliotecas virtuais, ensino a distância, publicações eletrônicas. Os estudos deste Grupo têm como ponto de referência o fluxo da informação científica, incluindo desde o acesso a informação, representada pela comunicação formal e informal entre cientistas, até a divulgação e disseminação do conhecimento científico gerado na área. Destaca as influências e impacto da tecnologia da informação nas diversas etapas do processo da comunicação científica.

 

 

Instituição: Universidade de São Paulo

Líder(es): Angela Maria Belloni Cuenca  e Ivan França Junior

Área: Saúde Coletiva

G6 – Gestão da informação e do conhecimento

L1 – Cultura e competências informacionais

C – Os esforços de pesquisa do grupo se subdividem em duas vertentes: uma voltada para questões gerenciais e a outra para soluções e ferramentas tecnológicas voltadas para a gestão da informação e do conhecimento.

 

 

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais

Líder(es): Ricardo Rodrigues Barbosa  e Marta Macedo Kerr Pinheiro

Área: Ciência da Informação

G7 – Grupo de estudos de políticas de informação, comunicações e conhecimento

L1 – Competências infocomunicacionais

C – Desenvolve pesquisas sobre regulação de infra-estruturas, tecnologias, produtos e serviços de informação e comunicações. Incluídos nesta temática estão estudos principalmente sobre políticas de informação e comunicações; democratização da informação, das comunicações e da cultura; economia política da comunicação; Sociedade da informação. Ampliou suas áreas de interesse e passou a abranger outras áreas de estudo, com destaque para: inclusão e letramento digital; competências infocomunicacionais; governo eletrônico; mídias contemporâneas e cultura digital; democracia digital.

 

 

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Líder(es): Francisco José Aragão Pedroza Cunha e Jussara Borges de Lima

Área: Ciência da Informação

 

 

 

 

 

 

G8 – Competência em informação

L1 – Profissionais da informação

C – Objetiva fomentar e realizar ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a temática da competência em informação.

 

 Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

Líder(es): Elizete Vieira Vitorino e Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho

Área: Ciência da Informação

G9 – Grupo de estudos e pesquisa em mediação e comunicação da informação

L1 – Produção, circulação e mediação da informação 

C  – Estudos teóricos e aplicados sobre produção, disseminação, transferência, mediação e apreensão da informação em vários contextos. Contempla os ciclos, processos, fluxos, hábitos e comportamentos informacionais em diferentes meios e ambientes, incluindo leitura e escrita, com enfoque na circulação da informação, recepção e produção de sentidos. Abrange estudos e pesquisas das redes sociais e humanas na produção, intercâmbio e uso de informação. Envolve também a análise de competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais.

 

 

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Líder(es): Henriette Ferreira Gomes e Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras Gomes

Área: Ciência da Informação

G10 – Grupo de pesquisa em cultura impressa e digital (GP-CiDi)

L1 – Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea

L2 – Informação, Memória e Sociedade

C – Desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para a reflexão teórica e prática do papel da informação, da biblioteca e da atuação profissional do gestor de unidades de informação nos processos de ensino e aprendizagem, e de competência em informação no contexto da sociedade contemporânea.

 

 

 

Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina

Líder(es): Gisela Eggert Steindel e Elisa Cristina Delfini Correa

Área: Ciência da Informação

 

 

G11  – Informação, conhecimento e inteligência Organizacional

L1 – Competência em informação (CoInfo)

L2 – Aprendizagem informacional

C – Desenvolver pesquisa básica e aplicada, atividades de ensino e extensão, objetivando contribuir para a construção e consolidação da área da Ciência da Informação.

Instituição: Universidade Estadual Paulista  (SP)

Líder(es): Marta Lígia Pomim Valentim e Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

Área: Ciência da Informação

Fonte: Compilação elaborada pela Profa. Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo (31/06/2018)