A comunidade de prática se traduz como um grupo de pessoas que compartilham interesses comuns por uma determinada temática com o propósito de interagir e trocar competências e experiências entre os seus participantes, estimulando a aprendizagem e geração de novos conhecimentos.
Para o seu funcionamento, as comunidades de prática, mesmo as virtuais, necessitam de princípios explicitados de convivência. O objetivo é justamente proporcionar um ambiente saudável para a participação de todos, propiciando a inclusão e que abram portas para a interação.
Construir um espaço baseado nesses princípios proporcionará a todos um ambiente dialógico e pedagógico, e é uma forma de exercitar o cuidado e o respeito ao pensamento do outro. É na interação e na inclusão do outro, é na síntese e nos encontros, que buscaremos construir e cuidar dessa comunidade de práticas e das relações entre gestores, profissionais e usuários do Observatório da Competência em Informação/Comunidade de Prática que queremos!
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Princípios de Convivência:
• Lembrar que esta é uma comunidade de prática onde a interação é de todos. Informações que o participante considerar ser de um grupo restrito não devem ser postadas, a não ser em espaços explicitamente determinados para esse fim.
• Grande parte de nossa comunicação diária é não verbal. Como não há o contato visual com os outros participantes é preciso ser o mais claro possível na manifestação das ideias para evitar mal entendidos, confirmando interpretações quando necessário. A clareza se inicia escolhendo bem o assunto da postagem.
• Lembrar que nem todos os participantes possuem conexões rápidas de internet. Arquivos pesados ou mensagens muito longas podem dificultar a visualização de alguns.
• Postagens em letra maiúsculas dão a impressão de que o emissor está gritando. Melhor evitá-las.
• Na Comunidade de Práticas, a postagem é livre. Mas nunca é demais recordar que os “sítios” têm objetivos específicos, como os fóruns e comunidades, entre outros, que devem ter seus objetivos preservados.
• Se o objetivo é passar adiante alguma informação, lembrar que deve citar e checar a fonte. Não postar mensagens provenientes de correntes e boatos, os chamados hoax. Não praticar spams e ficar atento aos conteúdos de mensagens individuais, verificando se é realmente interessante para o receptor.
• Procurar responder às mensagens postadas, mesmo sendo de forma assíncrona e nem sempre em tempo real, para manter o diálogo aberto com os participantes da rede.
• Os participantes cedem o direito sobre as informações postadas para usos em ações pedagógicas dessa Comunidade de Prática.
• Os responsáveis por essa Comunidade de Prática reservam-se o direito de deletar mensagens ou informações cujo conteúdo possa ser classificado como racista, preconceituoso, pornográfico, ofensivo ou agressivo. No caso de reincidência, o participante pode ser excluído da comunidade, visando manter o ambiente de respeito.
• Cada participante é responsável por suas postagens, incluindo textos, arquivos, vídeos, imagens, etc. observando-se esses princípios básicos de convivência.
• Podem ser contribuições importantes o intercâmbio de experiências profissionais de sucesso; a identificação de rotinas de trabalho passíveis de melhoria; e outros temas diretamente relacionados à prática da Competência em Informação (CoInfo) visando seu aperfeiçoamento continuado.
• São vedadas as informações ou opiniões que envolvam assuntos estranhos aos temas relacionados no item anterior e também a oferta de negócios externos e não condizentes com os atuais.
• Espera-se dos participantes da Comunidade de Prática uma participação apropriada, condizente com esses princípios para o desenvolvimento das atividades com ética e legalidade.
• A Comunidade de Prática não pode ser utilizada para outros fins que não sejam para atividades de troca de informações, construção e compartilhamento de conhecimento sobre o tema Competência em Informação e seus relacionamentos.